Weather (state,county)

Siga @RicamenteBR, no instagram!

Você sabe o que é Tesouro Direto?

Imagem: Piranot
Olá ricos e ricas deste país!
Você já ouviu por aí algum comentário ou até mesmo ficou sabendo por alguma rede social que o Tesouro direto é um investimento que está à frente da poupança, ou você ouviu isso pela primeira vez hoje, não conhece nada sobre o assunto e decidiu dá uma pesquisada no Google? Independente de como você chegou aqui, seja muito bem-vindo, o objetivo desse post é te esclarecer, sobre o que é, os tipos de tesouro existentes e ainda coisas simples que são necessárias que você saiba, antes mesmo de começar a investir no tesouro nacional. Então vem comigo!


O que é Tesouro Direto?


O tesouro direto é uma modalidade de investimentos de renda fixa, onde você empresta dinheiro para o governo ( para que ele capte recursos para financiamento da dívida pública, ou financie atividades do governo federal como: saúde, educação, infraestrutura do país) e em troca você recebe juros compostos, maravilhosos por isso.



Imagem: super empreendedores

O tesouro direto surgiu em 2002, e partiu de uma parceria entre o Tesouro nacional e a BMF&Bovespa, com o objetivo de tornar mais acessível o investimento em títulos públicos para pessoas físicas.


E o Tesouro é realmente seguro?


Com certeza, o tesouro direto é um dos investimentos mais conservadores que existem, tem baixíssimo risco e é 100% garantindo pelo Tesouro Nacional. O único caso de você levar um calote do governo, seria se entrássemos em estado de calamidade, como está a Venezuela hoje,ou ainda em um estado tão crítico que fosse necessário fugir para as colinas, chegando nesse caos total, os bancos já teriam quebrado e o seu dinheiro que estaria na poupança, também já teria ido ao ralo.


O que é necessário para investir?


Para começar os seus investimentos no Tesouro, você precisa ter um CPF e uma conta em uma corretora, no site do Tesouro você encontra uma lista com todas as instituições financeiras habilitadas, e inclusive a descrição das que cobram taxa de administração ou não.


Tipos de Tesouro


Em geral existem três tipos de Tesouro Direto:


1 Tesouro IPCA -  que tem a inflação como indexador, mais uma taxa fixa;


2. Tesouro Pré- Fixado - que seu rendimento é fixo, seguindo o contratado desde o momento da compra do título;


3. Tesouro Selic - que acompanha a taxa mãe da economia (taxa Selic);


Preciso de milhões para começar a investir?


Claro que não, com pouco mais de R$30,00 já é possível investir no Tesouro, mas você precisa fazer a escolha do título de acordo com o seu planejamento financeiro ( entraremos em detalhes nos próximos posts).


Quais as taxas existentes?


1 Tem incidência de IOF, caso você decida resgatar o investimento antes de 30 dias;


2 Incidência de IR, com tabela regressiva;


3 Taxa da BM&FBovespa que atualmente está de 0,25% a.a sobre o valor do título;


4 Taxa de Custódia que pode ser cobrada pela corretora, mas é mais interessante que você busque aquelas que não cobram taxa;



Depois desse post, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o Tesouro Direto? E agora está esperando o quê para começar a investir?

Espero que tenham gostado desse post, e até a próxima semana.

Andreza Torres
Gestora Financeira.


Você sabe o que é Tesouro Direto? Você sabe o que é Tesouro Direto? Reviewed by RicaMente on 26.3.19 Rating: 5

Business

Siga @RicamenteBR, no instagram!

Latest in Sports